Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Notícias da Bienal (2)

Continuando a lista de compras, passei na Editora Vida pra gastar minha 'cota cristã'.

O estande está relativamente sem graça, assim como todas as outras editoras que compõem o grupo ASEC, e os descontos não estão bons. Os preços encontrados lá são os mesmos que se encontram na Rua Conde de Sarzedas. Além disso, também achei o atendimento fraco.

Vamos à lista:

1 - A Igreja na Cultura Emergente: 5 pontos de vista - Leonard Sweet
Não conhecia, mas a polêmica que envolve a 'Igreja Emergente' muito me interessa. Entre esses 5 pontos de vista, estão os do Brian McLaren e Erwin McManus, que também me intrigam. A capa também é muito bonita, o que facilita a simpatia e a vontade de comprar. Nota: a diagramação desse livro é ruim, bem ruim.

2 - Deus e Sexo - Rob Bell
É o terceiro - e acredito que seja o mais polêmico - livro de Rob Bell. Os outros dois são Jesus quer salvar os cristãos e Repintando a Igreja. Nesse, ele expõe dua ideia sobre a conexão entre sexo e espiritualidade. Vamos ver o que ele tem a dizer sobre isso...
Rob Bell é comentadíssimo: amado pela 'emergente' e odiado por uns tantos outros. É o criador da série Nooma, em que, através de pequenos vídeos (com duração média de 10 minutos), transmite seu ponto de vista, à luz das escrituras, sobre determinado aspecto da vida. Apesar do tom de auto-ajuda em alguns dos vídeos (acho que já passaram de 20), valem a pena ser vistos, e que cada um tire a sua própria conclusão sobre.

3- O Problema do Sofrimento - C. S. Lewis
Lewis, para mim, é um caso à parte, que dispensa qualquer comentário. Mas, para não parecer preguiça, lá vamos: em O Problema do Sofrimento, Lewis expõe sua visão sobre o sofrimento. Assim, simples. O caso é que, pouco tempo após ter escrito esse livro, ele perdeu sua esposa, Joy, o que, obviamente, lhe causou tamanha dor e desespero, que ele jamais havia previsto nesse livro. Então, ele escreve A Anatomia de uma Dor: um luto em observação, em que ele escreve sob outro prisma, o seu próprio, o que é, de fato, dor. O segundo eu já li e, apesar de nunca ter passado por essa situação, achei sensacional pela humanidade que há no livro. Daí a vontade de ler o primeiro.
C. S. Lewis é, para mim, um dos maiores autores - entre cristãos e não cristãos - que já existiram. É autor de livros como Cristianismo Puro e Simples e Os Quatro Amores e, o mais conhecido dele, a série Crônicas de Nárnia, que faz sucesso entre gente de todas as idades e credos.


Enfim, hora de dormir. Amanhã tem mais Bienal. #partiu

2 comentários:

Akamine disse...

por acaso encontrei o seu blog e já me identifiquei bastante!
é sempre legal "achar" gente antenada com os livros e, também, um tanto quanto inconformada com o andar da carruagem daqueles que se dizem cristãos.
e ah! como eu gostaria de ir à Bienal, hein. uma pena que sou de Campo Grande/MS. :P haha

até mais! abraços!

Caroline Silva disse...

Livro é 'o que liga', né? rs!

Ah, e eventos como a Bienal que acontecem aqui em SP são sensacionais!

E é uma pena que a força das editoras e livrarias esteja concentrada no eixo Rio-SP. Tem muita gente nesse Brasilzão interessada em cultura literária! "/

Quem sabe um dia isso muda, não?