Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Do fim de semana com queridos distantes

Mal posso crer que fiquei quase quatro meses sem atualizar esse blog. Não por falta de assunto; ideias para textos pululam em minha cabeça, mas o que me falta é a vergonha na cara para largar a preguiça de lado e perder 10 minutos de um dia escrevendo. Não que isso importe, já que eu tenho apenas dois leitores assíduos: eu, que costumo reler meus textos depois de publicados, só para ter o prazer de sentir vergonha alheia de mim mesma (?), e o Isaac, que é muito amor comigo e insiste em dizer que tudo o que escrevo é legal. É muito amor.

O que me faz largar a bendita preguiça pra escrever depois de tanto tempo é aquela vontade imensa que tenho de falar um monte de coisas para as pessoas que gosto, mas que não tenho a oportunidade de falar ao vivo devido às centenas de quilômetros que nos separam. E não só os que estão distantes, mas também os que estão próximos mas que de igual modo não consigo falar o que gostaria por causa da 'correria nossa de cada dia'. Tão perto, tão longe. Tão longe, tão mais longe ainda.

Nesse fim de semana tive a alegria de conhecer pessoalmente pessoas que conhecia há anos (como o tempo passa, não?) somente pela internet. E o receio é o de sempre: o medo de que a expectativa construída sobre a pessoa não seja atingida. De que a pessoa seja chata. De que seja tímida. De que seja calada. De que seja desagradável. Dentre todos eles, acredito que o pior medo é o de que preferir a pessoa na internet. De que você se arrependa de ter ido conhece-la pessoalmente porque, via internet, a pessoa é mais interessante.

E tem também aquele grupo de pessoas que você já conheceu pessoalmente, mas com a qual não trocou mais que meia dúzia de palavras. O tempo passa, você constroi uma imagem da pessoa e, quando vai reve-la, vai sem expectativa alguma.

Que agradáveis supresas tive nesse final de semana! Dos que nunca havia visto aos que já conhecia e dos quais tinha feito uma imagem errada, todos me surpreenderam. E vem aquela feliz sensação de que não, você não prefere a pessoa na internet porque ela é infinitamente mais amável pessoalmente. E de que aquela pessoa que você conheceu anos atrás e não deu bola, hoje se mostrou uma pessoa agradabilíssima.

E era isso o que eu precisava expor em palavras. Que vocês, meus queridos, fizeram esse fim de semana muito contente. Cheio de boas surpresas que já se transformaram em saudade e expectativa para o próximo encontro. E, como o nosso amigo-futuro-médico disse mais cedo no Twitter, fica aquela sensação de: 'por que é que eu não conversei mais com essa pessoa antes?'.

Um beijo, e voltem logo.

2 comentários:

Aiade Guerra disse...

Sortuda mafaldônica, ler uma coisa dessas causa sensações estranhas. Primeiro vem aquela tristeza por não ter a mesma oportunidade, e depois o consolo por ver amigos tão felizes; por fim, a pergunta "quando será minha vez?"

De resto, e dos que eu conheço, posso colocar um grande DOIS em tudo isso :)


(Tenho certeza que o seu blog tem textos mais interessantes do que muitos livros que você já diagramou)

Marcelo L. Flores disse...

Já tinha lido antes, mas só agora comento...hehe

Prazerzaço te conhecer, Carol.