Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escolhi esperar? Uma opinião

A tag #EscolhiEsperar tem feito sucesso no Twitter nas últimas semanas. Trata-se do movimento Escolhi Esperar que surgiu, se não me engano, na cidade de Vitória (ES) e tem se espalhado por todo o país entre jovens cristãos e, majoritariamente, solteiros. Segundo o próprio site, o movimento se baseia em:


"“Eu Escolhi Esperar” é na verdade, uma mobilização de pessoas. Há uma geração espalhada entre as nações, que está dizendo não à sua carne, as suas paixões e tomaram uma decisão: Esperar pelo Senhor em vários sentidos, que incluem na lista, a vida sexual e amorosa.

No Brasil, milhares e milhares de jovens estão dizendo não, ao sistema mundano que estimula as pessoas a sexualidade, devassidão, descompromisso, desonra, imoralidade sexual, vícios e a banalização de relacionamentos.

A decisão de “esperar no Senhor”, não é nada fácil. E para alguns, manter o compromisso de esperar se torna um fardo pesado."


Até aí, tudo ok. Tudo muito bonitinho, fofinho, óin, awn.

O problema - segundo a opinião dessa que vos escreve, e que não tem moral alguma pra falar de qualquer coisa com propriedade mas mesmo assim adora se meter -, é que isso pode (e acontece na grande maioria dos casos) gerar frustração e decepção nas pessoas que estão 'esperando no Senhor' pelo par perfeito.

O problema não está em orar e pedir orientação a Deus quando se está à espera de um parceiro, ou em se preocupar em saber qual é a opinião de Deus a respeito daquele carinha ou daquela menininha que você está a fim.

O problema é que vai chegar uma hora em que o reloginho vai bater, você vai estar muito a fim daquela pessoa e Deus NÃO vai aparecer em forma de anjo no seu quarto dizendo que é da vontade dEle que vocês fiquem juntos. Nesse momento, qualquer pessoa que apareça e diga 'olha, vocês fazem um belo casal', você vai interpretar como sinal divino de aprovação do relacionamento. Você vai lá, fica com a pessoa (ai, que pecado!), é tudo lindo, pede em namoro, aleluia, e você tá crente (tumdumpsh) que foi Deus quem enviou essa pessoa lá do céu pra você. Você passa a acreditar que Deus fez cada pedacinho mais lindo da pessoa amada pensando especialmente em você.

E aí, num mau dia, catapumba! O amor esfria. O relacionamento termina. A pessoa criada e enviada por Deus especialmente por você te trai. Se torna má. Orgulhosa. Ou, na melhor das hipóteses, e é o que mais acontece, ela simplesmente não tem mais vontade de você.

E aí, cara pálida? Não foi Deus quem enviou o especial pra você? Deus falhou? Ou será que Deus mandou o cara trocado por engano? Você vai orar e pedir satisfação a Deus do por quê Ele deixou que isso acontecesse? E quer que Deus diga: 'foi mal aí, amado filho?'.

Acontece que transferir a responsabilidade dos nossos relacionamentos para Deus é que isso O torna passível de erros. E, acredite, Deus NÃO é passível de erros. Nós é que fazemos isso parecer que é possível. O meu Deus não erra nunca. Logo, se aquele relacionamento passado não deu certo, o problema foi MEU. Terminou porque EU deixei. Deus não tem absolutamente nada a ver com isso.

Deixemos de ser criancinhas mimadas e comecemos a assumir a responsabilidade que ganhamos ao fazer 18 anos e bater cartão de ponto no trabalho.

Meninas, o menino-dos-seus-sonhos NÃO vai aparecer montado em um cavalo branco. Salvo em raras - raríssimas exceções -.

Não se decepcionem, não se frustrem, não se desesperem. Erros fazem parte da nossa natureza. E a necessidade humana e física também. Talvez você não se case com o cara que te deu o seu primeiro beijo. Nem com o seu primeiro namorado. E isso NÃO faz de você uma pessoa promíscua e sem moral.

Não dá pra criar uma fórmula pra isso: vai funcionar de maneiras diferentes para cada pessoa. Mas tenho pra mim que Deus nos deu um cérebro justamente para o usarmos a nosso favor. Ele nos deus capacidade de agirmos por nossos próprios meios. E isso não tem NADA a ver com excluir Deus das nossas tomadas de decisões.

Enfim. Peço perdão caso ofenda alguém. Esse texto NÃO é pessoal nem indireta para qualquer pessoa. Fim de papo.

Um comentário:

Lucas Mesk disse...

Carol, você escreve com uma tranquilidade excepcional. Eu penso como você acerca da espera. Temos uma responsabilidade maior do que queremos assumir, em determinadas áreas relacionais da nossa vida.
Me manda um e-mail pra gente trocar banners de blog: mesksign@gmail.com

taí meu blog: www.ladroesdecortina.blogspot.com

Abraços!