Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Confusão no Metrô: 21/09/2010




Hoje deveria ser mais um dia tipicamente paulistano: população que acorda cedo, pega o ônibus, metrô, trem, tudo lotado, até chegar ao seu trabalho, não fosse (mais) um imprevisto no Metrô. E, hoje, a situação foi um pouco mais tensa do que o que já acontece de costume.

Às 7h30 da manhã, uma composição parou entre as estações Dom Pedro II e Sé. A parada foi longa, e aí já pode-se imaginar o efeito cascata que causou em todas as estações da linha vermelha em direção à Zona Leste, até Itaquera.

Dada a demora do reestabelecimento do serviço, as pessoas que estavam dentro das composições paradas ao longo de todas as estações começaram a descer dos trens, apertando os botões de emergência, forçando a abertura das portas, ou abrindo as janelas de emergência. A partir daí, já dá pra ter noção do caos: os trilhos ficaram tomados de gente, o Metrô foi obrigado a desernegizar a rede para evitar acidentes, e nada pôde voltar ao normal enquanto todos os usuários estavam nas linhas.

Desse horário até aproximadamente 10h30, quase as estações da Zona Leste fecharam os acessos pra evitar a superlotação, e estava devolvendo os bilhetes de quem desistia de pegar o metrô e saía da estação.

Mas o que me indigna nessa história toda e me motiva a fazer esse post com todas essas informações que já estão em todos os sites de notícias, é justamente a falta de respeito para com a população por parte da assessoria de imprensa do Metrô e também dos grandes meios de comunicação.

Acontece que, em qualquer lugar em que se lê/vê as notícias sobre o acontecido, a justificativa para a pane é que uma BLUSA impediu o fechamento de uma porta, e em seguida apertaram o botão vermelho de emergência, causando toda a pane e forçando o desligamento da rede.

E aí eu pergunto: ONDE É QUE ESTÁ A VERGONHA NA CARA dessa assessoria?

TODOS, repito: todos os paulistanos que estão acostumados a pegar metrô todos os dias no horário de pico sabem o quanto é comum essa cena: um objeto que impede o fechamento de uma porta, ou uma pessoa que passa mal e desmaia dentro do metrô por causa da lotação, e apertam o bendito botão vermelho de emergência.

Pra quem não conhece o funcionamento, explico. Quando o trem está parado na estação com as portas abertas e algum objeto impede o seu fechamento, o metrô não consegue sair. Pra isso servem os agentes de estação, que vão até a porta com o problema e resolvem. E, se em uma eventualidade o metrô conseguir partir mesmo com uma das portas com uma fresta aberta - o que é raro, quase impossível -, ele só vai parar na próxima estação. Outra situação: se uma pessoa passa mal dentro do metrô, os usuários apertam o dito botão vermelho e, na próxima estação, na porte onde houve a ocorrência, estará uma equipe de agentes prontos a fazer o atendimento. Ou seja: o metrô NUNCA para no meio dos trilhos pela justificativa dada pela assessoria.

O que me causa tanta raiva é saber que, com toda a certeza, essa foi só mais uma das falhas elétricas do metrô - que acontecem com frequencia -, mas que, como sempre, foi maquiada pela grande imprensa. Certas coisas que acontecem no metrô daqui nunca vão para a mídia, e não sei se pelo fato de o metrô ser um dos carros-chefes dos governos e prefeituras PSDBistas daqui. É só vocêm paulistano, pensar: quantas vezes você já foi prejudicado quando uma pessoa caiu ou se jogou nos trilhos na frente de um trem - obviamente morrendo - e parando todo o funcionamento do Metrô? Agora pense, dessas vezes, quantas você viu notícia na TV. Com toda a certeza, nenhuma.

Eu sempre achei que essas hitórias fossem uma espécie de lenda, até eu, com meus próprios olhos, ver um corpo de uma pessoa que tinha acabado de morrer no metrô. Foi na estação Tatuapé, fora do horário de pico. A estação foi evacuada e fechada, e o trem em que eu estava só passou por lá porque já estava no meio do caminho e não tinha como voltar, mas, de toda forma, não parou na estação. Ela estava cheia de agentes, policiais e bombeiros, mas não foi nada, absolutamente NADA divulgado na mídia.

Eu fico aqui, pensando com os meus botões, e tentando descobrir mais coisas bizarras que acontecem no Metrô de SP e a relação com a sua não-divulgação na grande imprensa.

A propósito, hoje foi inaugurada a Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde, e que fará integração com a linha de trens da CPTM que vai em direção a Mauá. Agora, moradores do ABC poderão chegar à região da Avenida Paulista em tempo recorde. Resta saber se a linha, que é magrinha, vai aguentar.

E que fique claro: não estou, aqui, adotando nenhuma posição política. Antes que venham apontar o dedão, não estou afirmando que o governo PSBD esconde as coisas que acontecem no metrô e nem, como uns militantes, tentando descobrir se isso foi arapuca do PT pra ofuscar a inauguração da nova estação, que era tão esperada.

Nenhum comentário: