Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

O fim de um ciclo


A equipe do One Day SP chegou ao fim de um ciclo de sua nova fase.

Foram 5 meses de trabalho com crianças em uma igreja na cidade de Suzano.

O objetivo inicial era trabalhar com crianças carentes da região, mas, com o passar da semana, o grupo de crianças reduziu-se praticamente às que já participavam da escola bíblica dominical da igreja. Se por alguma falha nossa com divulgação, ou se por plano de Deus, isso não foi nenhum problema.

Conseguimos ver, com o passar das semanas, a clara evolução das crianças no que diz respeito à convivência, amizade, disciplina, respeito, espírito de equipe, ideias acerca de Deus; fatores tão importantes na formação de indivíduos.

A grande verdade é que nenhum de nós imaginava que nos apegaríamos tanto à essas crianças; que as oficinas, que aparentemente tão simplórias, criariam um elo tão grande entre nós. E é aí que mora o grande aprendizado desse semestre: o que vai permanecer é o que você ensinou com a sua vida, com a sua convivência; o que você ensinou em termos teóricos, isso é secundário.

E a certeza desse apego só veio ontem, na última oficina que tivemos. Infelizmente, só estavam nesse momento o Will, Isaac, Carol Sertório, Bráulio e eu, porque os outros tiveram alguns compromissos inadiáveis. Tenho certeza de que o que nós cinco presenciamos ali não se apagará tão cedo: crianças, com as quais convivemos por tão pouco tempo, pedindo a Deus em oração que nós não nos esquecêssemos dele e fôssemos visitá-los no próximo semestre. Um já quase adolescente, que se dirigiu à Carol e perguntou: "
tia, vocês são mesmo OBRIGADOS a sair daqui?". Quando perguntados o que eles achavam que poderia ter sido melhor nesse período, o mais peralta respondeu: "Eu queria que o Pezão tivesse vindo mais vezes", outro disse que "eu queria que vocês não fossem embora daqui".

Ah, coração enganoso! Porque não nos avisou que teríamos essa surpresa?

A partir de agosto, nos uniremos em parceria com a ONG Nossa Pátria, que fica em Poá, ao lado de Suzano. Lá, teremos um trabalho parecido com o de Suzano, mas em uma escala muito maior: trabalharemos em uma escola cedida pela prefeitura da cidade.

Será, sem sombra de dúvidas, um trabalho ainda mais desafiador, e agora eu tenho a certeza de que, ao final, ainda mais gratificante.

Estamos todos aprendendo. Aprendendo a lidar com os pequenos, aprendendo a transmitir a nossa forma de viver baseados nos princípios que Jesus nos ensinou de uma forma que não seja violenta. Mas acredito que estamos aprendendo, acima de tudo, a lidar com os nossos sentimentos. Estamos aprendendo a
ouvir o sentimento dos outros. Estamos ficando cada vez mais sensíveis à necessidade de cada um. E é isso o que mais me alegra, e é isso que nos motiva cada vez mais a sempre melhorar.

As crianças de Suzano não ficarão desocupadas: uma nova equipe tomará a direção do trabalho no próximo semestre. E esperamos, de coração apertado, que tudo ocorra bem por lá. Vamos tentar, ao máximo, acompanhar à distância o desenvolvimento deles.

No próximo sábado, será o encerramento oficial do trabalho em Suzano. Vai ser uma tarde inteira de recreação, com brinquedos como pula-pula, piscina de bolinha etc. Vamos tentar fazer algumas brincadeiras, além de teatro e uma música que as crianças vão cantar com a gente, da Banda Crombie. Tenho certeza de que será mais um dia marcante pra nossa equipe: será o último dia. O dia de curtir tudo o que não curtimos das crianças todo esse tempo. E o dia da despedida, que já me aperta o coração mais uma vez. E uma única certeza, a de que teremos esses mesmos sentimentos por muitas e muitas vezes no futuro que se traça diante de nós.


Ao coração apertado, alívio na eternidade.

Nenhum comentário: