Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Marcha Para Jesus - A Vergonha do Evangelho




No feriado de Finados (2) realizou-se a sei-lá-quantésima Marcha Para Jesus, na cidade de SP.
Acho que todo mundo já sabia disso, já que foi lá que o Third Day cantou, ao fim da noite.

O que venho trazer é um vídeo que me deixou muito triste, de verdade.
Coisas que todos sabemos mas, ao vermos assim, no vídeo, parece que fica ainda mais real.

Alguns blogueiros cristãos aqui de SP foram até à Marcha, fazer um protesto contra o que estão fazendo com o cristianismo.
Eles levaram à Marcha uma faixa escrita "Vamos voltar ao Evangelho Puro e Simples - o $how tem que parar".

Eles estavam em apenas 8 pessoas, e conseguiram chamar muito a atenção por lá.
Foram vaiados, levaram garrafadas, e até chamados de fariseus por todos os seguidores do trio do paipóstolo Estevam Hernandes.

Como eles próprios dizem no vídeo, é triste ver o carnaval-gospel em que se transformou a Marcha Para Jesus. Lembro-me de quando era ainda pré-adolescente, de como era gostoso ir à Marcha. Cantávamos, dançávamos, pulávamos. Era um dia de muita alegria, um daqueles dias em que, quando chega a hora de dormir, você se sente cansado como nunca antes esteve, porém totalmente satisfeito e alegre.

A última Marcha que fui foi a de 2007, e dali em diante disse que nunca mais iria à Marcha.
Primeiro: pela quantidade de pessoas. o que pros seguidores da Marcha é motivo de orgulho, pra mim tornou-se insuportável. A quantidade de gente lá cresce exponencialmente a cada ano.
Mas, claro, todos querem ficar o mais próximo possível do trio dos Hernandes, e também do palco, ao fim do dia. Me sentia como se estivesse no metrô indo trabalhar.

Segundo: A péssima qualidade musical. Antigamente, cantávamos aqueles hinos super batidos, porém lindos; e em cada trio se cantava um tipo de música diferente.. você escolhia qual música gostava mais, e acompanhava esse trio até o fim do dia. Hoje, são praticamente as mesmas músicas, daquelas mais insuportáveis. Trazendo a Arca ou Toque no Altar, Renascer Praise, (o único decente que vi foi o da Bola de Neve, que pelo menos tocava Delirious?..) e, tenho certeza absoluta de que esse ano cantaram e abusaram do Lázaro e do Danese, o cara do Zaqueu. Em 2007, também contamos com a ilustre presença de Carla Perez e Xandy, cantando, claro.. Toque no Altar.

Terceiro, e pior de todos: a idolatria ao casal Hernandes. Aos assembleianos, tem também a idolatria aos Ferreira. Ai de quem abrir a boca pra falar mal do ungido do sinhô. Isso ficou muito claro no vídeo.

Não dou muito tempo pro funk carioca e o axé invadirem a Marcha. Pras Popozudas de Deus exibirem seus pequenos modelitos no palco, e os bombados do Axé, só de calção, dançando e e rebolando, para o delírio da mulherada. (Se eu já vi coisa quase parecida com uma banda de Soul dentro de uma igreja, porque não na Marcha?)

Ah, cansei de tudo isso.
Deixo o link do vídeo.
[ Bereianos ]

3 comentários:

suezo ribeiro disse...


Legal o texto.
Nada contra a Marcha pra Jesus ser um 'show', pois é mesmo. Mas é como o rapaz do vídeo disse, 'eles' preferem por a cara numa marcha pra ficar pulando e gritando pra cantores a ir ajudar a realmente que m precisa. Defendem muito sua igreja/religião e desmoralizam aqueles que necessitam de ajuda !


suezoribeiro ,

Caroline Silva disse...

Exato, Suezo!
O problema não está no show em si, mas no fato de isso ser a única coisa que a grande maioria faz.

Pavarini disse...

muuuuito obrigado pela gentileza de colocar um banner do pavablog# em destaque, querida.

já incluímos um banner do seu na área de parcerias! =)
http://pavablog.blogspot.com/2005/07/parcerias.html

bjo